Netiqueta: dicas para participar de videoconferências e estudos online

Netiqueta: dicas para participar de videoconferências e estudos online

A palavra netiqueta surgiu da uma contração da expressão inglesa ‘Network Ettiquete’. Em português, adotou-se ‘etiqueta da net’. A especialista Cláudia Matarazzo define a etiqueta como um conjunto de normas baseado no bom-senso, na naturalidade e na afetividade. Então, mesmo que você não seja capacitado para receber adequadamente a “Rainha da Inglaterra”, aprende desde criança a observar as normas sociais mais utilizadas. Por exemplo: não é considerado adequado falar de boca cheia em público. E sobre a netiqueta, como o nome sugere, significa um conjunto de regras de etiqueta pertinentes ao comportamento das pessoas na internet.

Fizemos um resumo das melhores dicas que encontramos em diversos sites:

• Educação cabe em qualquer lugar: se identifique e cumprimente os demais participantes quando entrar, ou quando lhe derem oportunidade de fala, e avise antes de sair das salas e videoconferências. Aguarde sua vez para falar, ligando microfones somente neste momento. Assim evita microfonias e ruídos nas falas de outras pessoas. Evite gírias e palavrões. Evite comer ou gesticular e falar com outros, que estejam perto de você ou ao telefone, enquanto estiver sendo filmado.

• Antes de enviar ou publicar uma mensagem, faça sempre uma revisão da mesma, para evitar erros e falhas de comunicação. Atente-se também à fonte, tamanho e cor, para ser legível.

• Busque compreender a funcionalidade de cada um dos canais de comunicação da plataforma que estiver usando, como ‘Suporte Técnico’, ‘Fórum’ ou ‘chat’, para evitar utilizar a ferramenta incorreta para a finalidade que almeja.

• Evite a divulgação de quaisquer propagandas comerciais, religiosas ou políticas em salas e reuniões que não sejam para estes fins.

• Evite utilizar texto totalmente em LETRAS MAIÚSCULAS, pois no meio virtual isso significa ‘falar alto’ ou ‘gritar’.

• Para dar destaque a algum ponto específico, utilize negrito, ‘aspas’ ou *asterisco, procurando usar o itálico para palavras estrangeiras e o sublinhado para indicar links.

• Tenha atenção ao seu visual. Vista-se adequadamente, arrume os cabelos. Mesmo que só apareça na tela da cintura para cima, você pode precisar levantar de repente e poderá ser visto em trajes inadequados.

Previdência

A Previdência Social é um direito de todo trabalhador. Conheça a legislação que rege o Regime Próprio de Previdência Social dos servidores da Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, gerenciado pelo Ipaci.
Mais informações...